Geofísica PDF Imprimir E-mail

A Unipampa é a quinta universidade brasileira a oferecer a graduação em Geofísica. O curso funciona desde 18 de setembro de 2006 no Campus de Caçapava do Sul, região que é foco de estudos de geocientistas de todo o País. Até então, apenas a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Pará e a Universidade de São Paulo ofereciam essa graduação.

A Geofísica estuda a estrutura, as propriedades físicas, a composição e os processos dinâmicos da Terra. É aplicada em diversas áreas, como a Engenharia Civil e a Meteorologia, nas telecomunicações e na exploração de minérios e de petróleo.

Em pesquisas de campo e em laboratório, o geofísico investiga o solo, a hidrosfera e a atmosfera. Estuda também as propriedades físicas dos mares, a origem dos vulcões, a estrutura das rochas e a distribuição da água subterrânea.

O curso na Unipampa é diurno e tem duração de quatro anos.

O geofísico pode trabalhar:

- em empresas de mineração e de petróleo;
- na determinação de jazidas, minerais ferrosos e metais;
- na construção de represas, túneis e metrôs;
- em todas as obras que podem afetar o ambiente.

- GRADE CURRICULAR

- LISTA COMPLETA DE PRÉ-REQUISITOS

- PRÉ-REQUISITOS - 1º AO 4º SEMESTRE

- PRÉ-REQUISITOS - 5º AO 8º SEMESTRE